Quem Somos

Home / Quem Somos

Quem Somos

O Instituto Educacional Dona Carminha é uma Instituição sem fins lucrativos fundada em 27 de outubro de 1976 por Maria do Carmo Arruda Toledo e atende mais de 500 famílias em Campinas-SP e Região Metropolitana. O objetivo principal de sua criação foi proporcionar educação especializada e tratamento fonoaudiológico para crianças e adolescentes com deficiência auditiva, se tornando referência e uma das escolas pioneiras neste tipo de atendimento no Estado.

Nossa Missão

É educação com qualidade, tendo em vista a transformação social. Educar através do respeito e acolhimento e possibilitar oportunidades ás crianças para exploração do espaço, das múltiplas linguagens, do corpo, do ambiente natural, cultural e social, oferecendo condições que propiciem e estimulem o desenvolvimento da linguagem verbal, de forma integral e harmoniosa e assim contribuindo para formação de um cidadão participativo e atuante do meio que está inserido.

Proposta Pedagógica

O Instituto Dona Carminha, tem sua trajetória educacional marcada pela luta para inclusão dos surdos, por isso, ao iniciar nossa creche, a premissa sempre foi uma creche verdadeiramente inclusiva, onde pudéssemos ter nosso público alvo, os surdos, acolhidos em um espaço que valorizasse a surdez e o sujeito surdo, que permitisse uma aprendizagem significativa e também pudesse atender outras crianças com e sem deficiência, sem barreiras para uma educação integral e integrada. Atualmente atendemos 443 crianças de 1 ano a 5 anos e 11 meses.

Concepção de criança

Nossa proposta considera que a criança é única, com potencialidades, como sujeito ativo, investigador, afetivo, que, merece respeito e com a mediação do adulto/educador constrói e amplia seu repertório cultural e conhecimento de mundo.

Agrupamento 1

Trabalhamos para que as nossas crianças possam sentir- se seguras e acolhidas no ambiente escolar, utilizando esse novo espaço para ampliar suas relações sociais e afetivas, estabelecendo vínculos com as outras crianças e adultos presentes. Privilegiamos o brincar como forma de aprendizado

Agrupamento 2

Neste agrupamento privilegiamos o brincar como forma de aprendizado e oportunizamos momentos de integração e socialização para garantir o desenvolvimento integral das crianças em todos os aspectos: físico, emocional, motor, cognitivo e social considerando a criança como construtor do conhecimento.

Agrupamento 3

O desenvolvimento não ocorre de uma forma linear e sim gradualmente, portanto cabe ao educador proporcionar um ambiente com propostas criativas que estimulem as crianças a viver experiências que acrescentarão de maneira particular respeitando a individualidade de cada indivíduo. Aqui no Instituto visamos o desenvolvimento integral da criança através de uma evolução harmoniosa nos aspectos físico, motor, cognitivo afetivo e emocional, dando realce à coordenação motora e ao preparo para escrita de uma forma espontânea.

Programa de Educação Especial

Realizamos atendimento fonoaudiólogo, atendimento Educacional Especializado às crianças surdas e/ou usuárias de implante coclear, temos o apoio do setor de Assistência Social em parceria com a Psicologia realizando um trabalho com as famílias.

 

Setor de Fonoaudiologia

O setor de Fonoaudiologia realiza um trabalho de promoção e prevenção em saúde no programa de educação infantil através de atividades lúdicas em sala de aula juntamente com professores e monitores. São realizadas também orientações e encaminhamentos aos pais de nossos alunos quando necessário.

Nossos Prêmios

Em Construção